O tradicional festival taurino, que se realiza em Abril, em Santo António das Areias, Marvão, começa a ganhar forma.
De acordo com o que o TouroeOuro apurou, estão já confirmadas as presenças dos cavaleiros, Ana Batista, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa, a quem se vão juntar mais três cavaleiros.
Por definir está o elenco ganadeiro, e os forcados, que vão marcar presença neste espectáculo que se realizará a 27 de Abril.
Foi em Santo António que D. João da Câmara, em fins do século passado, veio encontrar os tipos populares que serviram de inspiração para a sua tão original e portuguesa comédia – “Os Velhos”.
São altamente valiosos os pergaminhos de cariz etnográfico desta localidade e de todo o concelho de Marvão. Para preservar toda essa riqueza foi constituído em 19 de Dezembro de 1981 o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, que, através das inúmeras demonstrações etnofolclóricas que em todo o País tem efetuado também algumas dezenas em Espanha, tem sabido ser um autêntico e consciencioso representante das tradições cantadas e bailadas e dos trajes de todo o concelho de Marvão.
Todo o trabalho de pesquisas e recolhas etnográficas que estão na base de todo o repositório folclórico deste Rancho foram efetuados pelo seu responsável técnico, que desde 1955 as tem efetuado em toda esta região Alto Alentejana.
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias enverga os mais diversos trajes: Trajes de Trabalho: (Princípios do séc. XX) pastores, ceifeiras, ganhões, caleiros, canastreiros, mondadeiras, manageiras, carreiros, cabuqueiros da cal, azeitoneiras, corticeiros, etc.
Trajes da Festa, Domingueiros, feira e Romaria: (Segunda metade do séc. XIX) noivos, padrinho, lavradores e lavradoras, fazendeiros e quintaneiras, morgados, senhora rica, raianas, traje de Gala Marvão, Domingueiros de Santo António das Areias, Porto Espada, Escusa, Salvador, Beirã, etc. A sua tocata é constituída por instrumentos tradicionais, alguns de fabrico artesanal.
As danças e cantares baseiam-se nas “modas de saias” e nos “Balhos Campaniços nelas inspirados. Modas de origem palaciana (valsas, mazurcas, polcas, chotices), jogos Bailados, Cantigas de roda, viras saiados e corais de natureza etno-religiosa, fazem parte do cancioneiro do Rancho Folclórico de Santo António das Areias: Além do Festival Nacional de Folclore que anualmente realiza no último Sábado de Julho, igualmente este Rancho tem sido organizador de colóquios etnográficos exposições de artesanato e de trajes regionais, medicina popular e crendices e muitas outras atividades de natureza etnológica.
Igualmente tem promovido várias demonstrações etnográficas para estudantes, professores, etnógrafos turistas e amantes do Folclore em geral. Vários programas para RTP, BBC (Londres), TVE, RDP, Rádio Renascença, Rádios Regionais, etc.