CLDS Forti(ficar) Marvão

Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS)

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos, sendo a Casa do Povo de Santo António das Areias a entidade gestora deste projeto, tem a laborar uma equipa de técnicos especifica e especializada para desenvolver todas as ações projetadas neste âmbito.

Os CLDS contemplam um modelo de gestão que prevê o financiamento induzido de projetos selecionados centralmente, privilegiando territórios identificados como mais vulneráveis.

O Programa aplica-se a todo o território nacional e aposta numa concentração de recursos nos seguintes eixos de intervenção:

  • Emprego, Formação e qualificação;
  • Intervenção familiar e parental;
  • Capacitação da comunidade e das instituições;
  • Informação e acessibilidade.

Forti(ficar) Marvão

Este projeto decorreu entre 2015 e 2021.

O Projeto Forti(ficar) Marvão é um Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração (CLDS-3G), financiado pelo PO ISE (Programa de Inclusão Social e Emprego), com vista à inclusão social dos cidadãos de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria.

Como instrumento de política social de proximidade, foram criados os CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), para dar resposta às necessidades das pessoas e dos territórios. Dando continuidade, o CLDS+ surge com uma adequação dos instrumentos de intervenção à sociedade atual, dando primazia aos territórios afetados pelo desemprego e com situações críticas de pobreza, em especial a infantil. Atualmente os CLDS 3G, focam a capacitação dos cidadãos e das famílias, promovendo a equidade territorial, a igualdade de oportunidades e a inclusão social, reforçando a proatividade de todos os agentes na busca de soluções para as problemáticas dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos territórios.

O POISE é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e comunitária aplicável, designadamente ao FSE – Fundo Social Europeu e por verbas provenientes dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais.

As entidades que atuem na área do desenvolvimento social, em sede de Concelho Local de Ação Social (CLAS), é designada uma para ser a Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) e em parceria com esta, as entidades sem fins lucrativos designadas Entidades Locais Executadores das Ações (ELEA) desenvolvem o CLDS 3G.

No concelho de Marvão a ECLP escolhida foi a Casa do Povo de Santo António das Areias.