Os Orgãos Sociais

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA DIREÇÃO

Ao longo de mais de vinte anos, a Instituição cresceu, ganhou experiência e tornou-se uma referência como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

A Instituição é feita de pessoas que acreditam na ideia de que é possível ultrapassar os problemas, que é possível dar respostas e esperança às pessoas.

A força e a determinação dessa ideia permitiram-nos ir até onde ninguém imaginava, onde nem mesmo nós sonhávamos chegar.

Sendo a Casa do Povo uma IPSS, com serviços de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário, a Instituição depara-se diariamente com casos de pessoas que necessitam de ser acolhidas em Lar e enfrenta inúmeras situações de pobreza que criam constantes desafios à organização.

Para além dos objetivos acima referidos, a Instituição ambiciona também contribuir para a promoção da freguesia e da sua população, auxiliando e aproximando os serviços públicos e outras instituições, num espírito de entreajuda, solidariedade e colaboração, com vista à satisfação das necessidades básicas e criação do bem-estar social da comunidade.

Assim, em 2007, foram iniciados os procedimentos para a criação do Lar de idosos, com capacidade para 19 utentes, através da remodelação e adaptação das instalações do edifício sede já existentes.

Em Dezembro de 2013, a Casa do Povo de Santo António das Areias inaugurou as novas instalações, passando a dispor de um novo serviço de “Lar de Idosos”.

Contudo, este projeto não foi suficiente para dar a resposta às necessidades existentes no concelho, e esta Direção tendo percebido logo isso, deu início a uma nova empreitada, para a ampliação do número de quartos no edifício da Telescola, tendo sido também um projeto fundamental para a sustentabilidade da Instituição. 

Em Setembro de 2016, esta instituição passou a ter mais 17 camas, ficando com um total de 36 utentes em lar.

A Instituição colabora permanentemente com a Segurança Social, conta com o apoio do Município de Marvão e mantém parcerias com várias entidades e associações num espírito de cooperação e entreajuda.

A Casa do Povo tem contado também com o apoio incondicional de voluntários, tanto a nível de auxílio na realização de tarefas nas valências, como na realização dos eventos para angariação de fundos para a Instituição.

À medida que a Instituição vai crescendo, pretendemos aumentar a nossa experiência de modo a prestar um serviço e apoio social de qualidade e mais eficiente  à comunidade. 

A Presidente da Direção

Cristina Novo