Caracterização
A Casa do Povo de Santo António das Areias é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída a 6 de Junho de 1939, como organismo de cooperação social com personalidade jurídica, tinha como principal objetivo a representação de todos os trabalhadores inscritos como sócios assumindo a defesa dos respetivos interesses quer ao nível moral, económico e social.
Desta forma assegurava a assistência na doença, desemprego e velhice; cooperava no ensino dos adultos e das crianças, tendo em vista a elevação do nível de cultura profissional; contribuía para a realização de melhoramentos locais, participando em obras de utilidade comum; combatia o desemprego, cooperando para o efeito, em obras de iniciativa e responsabilidade do estado, das autarquias locais ou dos proprietários, executadas em épocas de falta de trabalho; Prestava ainda assistência médica e utilizava o cinema como instrumento de cultura popular.
Concedia empréstimos aos sócios efetivos para a exploração agrícola ou pequenas indústrias domésticas.
Atualmente tem como missão proporcionar apoio social a idosos e dinamizar ações de carácter sociocultural à comunidade. Pretendendo ser uma instituição de referência na prestação de serviços de qualidade à comunidade, valorizando as parcerias e os recursos locais.
Presta apoio à população idosa através das Respostas Sociais de Centro de Dia inaugurada em 1997, Serviço de Apoio Domiciliário em 2001, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em 2013 e Cantinas Sociais em 2012.
Para além do desenvolvimento dos serviços de apoio social, a Casa do Povo procura também preservar a cultura tauromáquica através da promoção de eventos taurinos na Praça de Touros que possui, bem como, apoiar as atividades do Rancho Folclórico da instituição, de forma a proteger as tradições locais.
Criado por fabiolopes.pt