Património
EDIFÍCIO SEDE
O edifício sede, remodelado em 2013, através de fundos comunitários, é constituído por dois pisos. No rés-do-chão podemos encontrar diversos serviços, nomeadamente a sala de estar e convívio, o refeitório, a cozinha, a lavandaria e engomadoria, a sala dos colaboradores e os vestiários. É também aqui que se situam os serviços administrativos, o gabinete técnico, a sala de reuniões, a sala da direção, o gabinete médico, o gabinete de enfermagem, a capela e a sala de visitas. É no atual edifício que estão sediadas todas as respostas sociais disponibilizadas à população. No primeiro piso funcionam os quartos dos utentes, uma copa e, no exterior, espaços de lazer – neste piso inclui-se o aproveitamento da antiga Telescola, onde surgiram mais 17 camas.
Toda esta remodelação foi acompanhada pela aquisição, adaptação e implementação de equipamentos e recursos à nova estrutura através de fundos comunitários.
No edifício sede, presta apoio à população idosa através das Respostas Sociais de Centro de Dia inaugurada em 1997, Serviço de Apoio Domiciliário em 2001, Cantina Social em 2012 e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em 2013, assegurando a prestação de cuidados de higiene e conforto pessoal; colaborando na prestação de cuidados de saúde sob supervisão de pessoal qualificado; proporcionando a manutenção de arrumos e limpeza da habitação; o tratamento de roupas; distribuindo e acompanhando refeições quer a idosos quer a famílias carenciadas; disponibilizando informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades; acompanhando o utente ao exterior; promovendo ainda atividades de animação que favoreçam o desenvolvimento pessoal e que contrariem os efeitos dos défices de mobilidade, fomentando as relações interpessoais dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.
BAIRRO DA AVENIDA 25 DE ABRIL
A Casa do Povo de Santo António das Areias é proprietária e gestora de quarenta habitações, distribuídas por cinco prédios enquadrados no bairro da Avenida 25 de Abril. É um bairro com uma idade avançada, tendo sido construído antes de Agosto de 1951.
As habitações são de duas tipologias: 2 ou 3 assoalhadas.
PRAÇA DE TOUROS
ANTIGO EDIFÍCIO DA OBRA DAS MÃES
O edifício foi mandado construir de raiz, pelo grande Benemérito João Nunes Sequeira, com a finalidade de dar apoio às suas diversas atividades comerciais.
Tendo sido criado o Grémio da Lavoura do Concelho de Marvão e não possuindo instalações próprias, foi aqui instalada a sua sede, o escritório, o armazém com produtos ligados á agricultura e o celeiro para recolha de cereais produzidos pelos agricultores, seus associados.
Aqui funcionou a 1ª fábrica de calçado de Santo António das Areias, onde foram fabricadas as célebres alpergatas com rasto de corda.
Operou, ainda aqui, a recolha de sangue para análises e tratamento de doentes com Malária, Paludismo (sezões) resultantes de picadas do mosquito “Anopheles” que se criavam em charcos e águas paradas. É de lembrar que nas margens do Rio Sever se cultivava arroz que muito contribuía para o aparecimento e manutenção do mosquito devido ao seu sistema de rega, pois tinha mais atividade no Verão devido ao calor que contribuía para um mais rápido desenvolvimento do tal mosquito.
Mais tarde, foi formado o “Centro Social da Obra das Mães” que tinha por missão a formação de jovens mulheres, ensinando-lhes costura, bordados, culinária e aconselhamento à juventude, dando-lhes apoio.
Durante muitos anos o Centro foi dirigido pela D. Idalmira Silva a quem a população e principalmente a juventude feminina daquele tempo muito ficou agradecida.
Foi aqui que funcionou, até à inauguração do novo edifício, a Cantina Escolar, onde era confecionada a comida e onde as crianças mais necessitadas e as que moravam longe da escola iam almoçar.
Criado o Rancho folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, foi aqui instalada a sua sede, uma vez que o edifício estava vago, dado o fecho do “Centro Social da Obra das Mães”.
Tendo sido alterada a sede do Rancho para o edifício da Casa do Povo, foi aqui instalado o consultório do Dr. João Transmontano até este se mudar para outra região.
Mais recentemente, funcionou aqui a Clínica Dentária do Norte Alentejano.
Atualmente, o edifício foi remodelado pela Direção da Casa do Povo de Santo António das Areias, estando na sua presidência Cristina Novo, onde está instalada a sede do CLDS-3G de Marvão, designado por Forti(ficar) Marvão, tendo sido a inauguração aos viste e cinco dias do mês de Abril de 2016.
Autoria de Prof. Jorge Forte de Oliveira
FROTA DA INSTITUIÇÃO
Criado por fabiolopes.pt